Governo do RN retoma obra de acesso à água em comunidades rurais de Jardim do Seridó
Assecom Governo Cidadão26/11/2021
Ação proporciona água para beber e para tarefas domésticas a 23 famílias
Ter água limpa e boa para beber, cozinhar, para os animais e para todas as necessidades domésticas está perto de ser realidade para a agricultora familiar Maria Aparecida de Moraes. Ela vive na comunidade de Cabaceiras, em Jardim do Seridó, e mesmo tendo recebido o investimento do Governo do RN de R$ 210 mil para a implementação do Sistema de abastecimento de água na comunidade, estava vendo, junto a outras 22 famílias beneficiárias da Associação Comunitária dos Moradores de Cabaceiras, além das comunidades de Buriti e Passagem do Carro, o sonho lhe escapar.
A associação beneficiada deveria ter concluído a implementação dos equipamentos dentro do prazo de vigência do convênio (dezembro de 2020), mas até então a obra só havia atingido 9% de execução. No entanto, a entidade prestou contas dos recursos recebidos e devolveu aqueles não utilizados, regularizando-se frente ao Estado e aos órgãos de controle.
A iniciativa da associação foi orientada por um esforço do Poder Executivo Estadual, por meio do Governo Cidadão e da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), que orientou associações que não haviam finalizado seus convênios a prestarem contas dos recursos recebidos e/ou realizarem a devolução daqueles não utilizados, de maneira a regularizarem a situação frente ao Estado e aos órgãos de controle, tornando-se aptas à retomada da obra pelo Governo Estadual. A Cabaceiras foi um desses grupos, e terá sua obra retomada pelo Governo do Estado na próxima segunda-feira (29).
O investimento se deu por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), que viabilizou o sistema composto por redes de adução e distribuição, reservatórios elevados, poços tubulares/artesianos e sistemas de reuso de águas cinzas.
Vivendo na comunidade desde 1958, emocionada, Maria Aparecida disse que “desde criança espero que a água chegue às torneiras. Agora tenho certeza de que a nossa vida vai mudar e teremos água para tudo”, comemorou.
“Finalizar as obras é nosso compromisso desde o início da atual gestão. Entregar esses benefícios é promover o desenvolvimento do estado e dignidade ao povo potiguar, mudando a paisagem e promovendo novas perspectivas”, pontuou o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, durante as inspeções de campo à obras viabilizadas com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, nesta sexta-feira (26), no Seridó, na companhia dos vereadores daquele município, Dormiro Geraldo e Jarbas Silva, este último importante articulador com as comunidades para que elas se regularizassem junto ao Estado e frente aos órgãos de controle.
De 322 associações beneficiadas pelo Governo do RN por meio do Projeto Governo Cidadão – de editais que receberiam implementação de sistemas de abastecimento e de unidades de beneficiamento de alimentos –, 20 estavam aptas a terem essas execuções retomadas. Desse total, dez já prestaram contas e em breve terão as construções ou implementações retomadas. “Se essas outras dez restantes que também estão aptas, fizerem essa prestação de contas corretamente, bem como a devolução dos valores que deveriam ter sido investidos, também terão suas obras retomadas”, Finalizou Mineiro.