Quinta do Servidor: feirinha no Centro Administrativo reúne artes manuais diversas em 16 barracas
Governo Cidadão09/09/2021
Evento semanal ocorre com apoio do Governo Cidadão, que investiu R$ 46 mil na estrutura física
Peças decorativas em sisal com vidro reciclado, tortas de morango, roupas de bebê com delicado bordado e até um presépio inteiro em “amigurumi”, técnica japonesa de crochê ou tricô, estão enchendo os olhos de quem visita a feirinha “Quinta do Servidor”, evento semanal permanente realizado à sombra das árvores do bosque central do Centro Administrativo do Estado, em Natal.
Aberto a toda a comunidade, o espaço com 16 barracas foi disponibilizado pelo Governo do RN para que servidores públicos estaduais ativos e aposentados, com talento para as artes manuais, pudessem dispor de um local adequado à comercialização dos seus produtos. A organização do evento está sendo feita pelo setor de Qualidade de Vida do Gabinete Civil do Estado e a feira ocupa a estrutura que recebeu R$ 46 mil via Governo Cidadão, onde também já funciona semanalmente, às quartas, a Feira do Centro Administrativo – Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Costura criativa
São 32 artesãos que têm na confecção de roupas de cama, mesa e banho ou de receitas de doces e salgados, uma fonte de renda complementar. No caso da dentista Célia Mesquita, há quase uma década aposentada da Secretaria Estadual de Saúde, o benefício vai além do financeiro: “Aprender a costurar depois de uma vida inteira no consultório, representou o começo de um novo ciclo. Me vi desafiada a desenvolver o que chamo de ‘costura criativa’ e descobri que podia continuar trabalhando com as mãos, só que, agora, de uma forma artística”, diz a artesã que há oito anos começou do zero, pesquisando na internet e complementando o aprendizado com cursos profissionalizantes.
Para ela, coser jogos americanos que dão mais alegria a um jantar ou criar bolsas para dar um destaque no visual, “é um trabalho que dá vazão à criatividade e que está sendo um grande alento nesta pandemia. Estou me sentindo uma ‘coroa empoderada’”, confessa, com o bom humor e o ânimo de quem participa de sua primeira feira.
Organizadora do evento, Vânia Fialho, do Gabinete Civil, completa que “a realização de uma feira permanente era um pedido antigo da comunidade de servidores. Hoje temos esse desejo realizado”.
Para o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, coordenador do Governo Cidadão, “incentivar a economia solidária é uma das grandes realizações deste Governo para promover uma vida mais equilibrada, social e economicamente, ao povo potiguar”.
Sobre a feira
As bancas funcionam semanalmente às quintas-feiras, das 07h às 13h, no jardim central localizado em frente às secretarias estaduais de Planejamento e de Agricultura. A ação ocorre ao ar livre, dispõe de estacionamento e segue as medidas sanitárias que o momento requer – uso de máscara, higienização com álcool 70% e distanciamento social.