Fortalecimento da Assistência Técnica e Projeto Algodão Agroecológico Potiguar são discutidos no território do Sertão do Apodi
Assecom Governo Cidadão 31/08/2021
Encontro fechou o ciclo de debates promovido pela Sedraf-RN, Projeto Governo Cidadão e Emater-RN
O Programa de fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural do RN e o Projeto Algodão Agroecológico Potiguar foram os temas de discussão da última reunião do ciclo de encontros nos territórios do RN, promovidos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf-RN), Projeto Governo Cidadão e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN). O encontro ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Apodi, nesta terça-feira (31).
Na ocasião, nortearam a pauta a ampliação do número de agricultores e agricultoras familiares com acompanhamento técnico sistemático e continuado, seguindo os princípios da agroecologia e da convivência com o semiárido e a retomada da produção potiguar de algodão agroecológico de forma sustentável para alavancar a economia no semiárido.
Sobre o programa de fortalecimento da Assistência técnica e Extensão Rural do RN, o secretário da Sedraf RN, Alexandre Lima, disse que a iniciativa do Governo do Estado tem a ideia “de oferecer ações fundamentais no processo de desenvolvimento rural, ampliando o número de agricultores familiares e dando condições de trabalho, com acompanhamento adequado”.
A respeito do Projeto do Algodão Agroecológico, o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, pontuou que “esse é mais um trabalho com o objetivo de promover o protagonismo do agricultor familiar, agora na cadeia produtiva do algodão orgânico, melhorando índices de produção, diminuindo custos e aumentando a interação com outras cadeias produtivas, como a da bovinocultura de leite e de carne”. O gestor lembrou ainda que outras ações se somam a essa iniciativa como, por exemplo, a troca de experiências com o Projeto Algodão Paraíba, que atualmente contempla 60 municípios paraibanos, beneficiando aproximadamente 300 famílias agricultoras.
A secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) também fazem parte desta ação.