Família de queijeiros de Florânia cada dia mais perto de produzir queijo certificado
Assecom Governo Cidadão17/08/2021
O investimento do Governo do Estado vai mudar a realidade da família, que desde 1985 produz queijo de manteiga de maneira artesanal.
Falta muito pouco para o produtor José Bezerra e sua família começarem a produzir na queijeira recém-construída na comunidade Juazeiro do Padre, em Florânia. O investimento do Governo do Estado vai mudar a realidade da família, que desde 1985 produz queijo de manteiga de maneira artesanal.
“Era nosso sonho ter uma queijeira assim, certificada e regularizada. Quando eu me for, isso aqui vai ficar para meus filhos continuarem produzindo”, disse José Bezerra, que aprendeu a fazer queijo aos 12 anos e há 36 produz comercialmente. Hoje, de maneira artesanal, ele chega a fazer 140 quilos de queijo de manteiga por dia. Com a minifábrica, esse valor irá aumentar.
O queijo JB é vendido em Florânia, Natal, Cerro-Corá, Lagoa Nova e Currais Novos, mas a meta é expandir os mercados assim que a queijeira ficar funcional. “Ter o selo de certificação é uma riqueza grande. Assim vamos poder sonhar mais alto”, emenda.
O secretário de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro, reforça a importância de investir no pequeno produtor norte-rio-grandense. “As 39 queijeiras que a gestão da professora Fátima está construindo no Seridó vão mudar a realidade da região e gerar emprego e renda para as famílias que vêm passando de geração em geração a tradição do queijo artesanal”, pontua.
O Governo do Estado investiu pouco mais de R$ 379 mil na construção e compra de equipamentos para a queijeira de José Bezerra, através do Projeto Governo Cidadão e Secretarial Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. A queijeira é vinculada à Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa), por onde irá comercializar seus produtos quando estiver funcionando a todo vapor.