Gestão de águas: Governo Cidadão e Igarn tratam de reestruturação do instituto
Governo Cidadão11/08/2021
Melhoria estrutural fortalecerá obras como as da Barragem de Lucrécia e do reservatório de Pataxó
Com foco na segurança e na gestão adequada dos recursos hídricos do RN, prioridades da atual gestão, o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro, recebeu o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), Auricélio Costa, para tratar da reestruturação do Instituto. A coordenadora jurídica Jelisse Vieira, a engenheira agrônoma do setor de Segurança de Barragens, Vera Cirilo, e a gerente executiva do Governo Cidadão, Ana Guedes, também participaram da reunião realizada na manhã desta quarta-feira (11), na sede do Projeto.
Dentre as ações desenvolvidas pelo Governo Cidadão, a reestruturação de barragens, área de atuação do IGARN, tem papel de destaque. “Atualmente, em uma parceria com o instituto e outros órgãos estaduais, estão sendo desenvolvidas ações para que obras complementares sejam executadas na Barragem de Lucrécia, no município homônimo, e para a reforma do reservatório de Pataxó, no município de Ipanguaçu. A melhoria estrutural pleiteada no encontro de hoje, dará mais condições de trabalho e ampliará a atuação nessas e em outras tantas ações no RN”, explicou Mineiro.
Ao detalhar a função do IGARN, de executar a política estadual de recursos hídricos para assegurar a oferta de água em qualidade e quantidade adequadas ao uso da atual e futura gerações, visando o desenvolvimento sustentável Estado, o diretor presidente da autarquia pontuou que algumas ações têm se deparado na necessidade da melhoria de estrutura para o bom funcionamento.
“O encontro foi importante, primeiro, porque debatemos a parceria já existente entre o Projeto Governo Cidadão e IGARN, no que diz respeito à questão hídrica e acompanhamento de ações, e também porque tratamos da reestruturação do instituto, com foco na melhoria no nível de acompanhamento que o IGARN oferece para o monitoramento das águas do RN”, finalizou.