Agricultores familiares de Apodi são qualificados para gerir sistemas de abastecimento de água
Assecom Governo Cidadão05/08/2021
Capacitação piloto aconteceu nesta nesta quarta-feira (4)
Com foco na sustentabilidade dos sistemas simplificados de abastecimento de água implementados pelo Governo do RN e viabilizados com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, o Governo Cidadão está dando início a um ciclo de capacitações com as associações beneficiadas com esse tipo projeto. Nesta quarta-feira (4), os beneficiários da Associação de Agricultores Familiares Caboclos II, do município de Apodi passaram pela qualificação em uma ação conjunta dos núcleos Ambiental, Social, de Comunicação e Engenharia do Projeto.
“Esse é realmente um sonho que se tornou realidade. Poder viver em nossa terra e dela tirar sustento, não precisar fugir para os grandes centros. Nós temos água boa em nossas casas, em nossas torneiras, assim temos também a esperança de uma vida melhor”, pontuou a presidente do grupo, Adalgisa Nogueira, mais conhecida como Pretinha, falando das dificuldades vividas antes de conseguirem o investimento do Governo estadual.
O treinamento, piloto para ser replicado nos demais grupos beneficiários que receberam sistemas de abastecimento semelhantes, levou conhecimentos sobre gestão ambiental e social, manutenção e operação dos sistemas, além dos cuidados sanitários com a água. Com o arrefecimento da pandemia, as capacitações vão acontecer de forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários vigentes de biossegurança.
A carga horária de cada capacitação é de três horas e as aulas versam principalmente sobre como gerir o sistema de abastecimento de água instalado em cada comunidade. “Temos que garantir que nossos beneficiários tenham autonomia após a execução dos projetos, que seus sistemas possam seguir funcionando plenamente e, para isso, é necessário entender a importância de seu uso adequado e da autogestão”, explicou o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro.
“Para se chegar a um formato de capacitação que atendesse a todos os beneficiários, as equipes do Governo Cidadão envolvidas produziram uma cartilha, e utilizaram vídeos, trazendo experiências semelhantes às que podem ser vividas nas próprias comunidades rurais, sempre com fácil compreensão e visando a eficácia”, explicou Constância Silva, coordenadora do Núcleo Social do Projeto.