Governo Cidadão discute capacitações na área da agricultura familiar
Assecom Governo Cidadão29/07/2021
Em reunião com o parceiro Senai, foram discutidas as qualificações já realizadas e continuidade da ação
A parceria mantida desde 2020 entre o Projeto Governo Cidadão e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a promoção de cursos de qualificação aos beneficiários do Projeto foi discutida nesta quarta-feira (28). O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, recebeu a diretora das unidades SENAI de Santa Cruz e Caicó, Maria Luciene Pontes, na sede do Projeto, para avaliar os cursos já ministrados e discutir uma possível continuidade.
A sustentabilidade dos negócios fomentados pelo Projeto Governo Cidadão é prioridade do Governo do RN, o que justifica os cursos oferecidos para que agricultores e agricultoras familiares que receberam unidades de beneficiamento de alimentos, cozinhas comunitárias e fábricas de confecções, possam operar e gerir seus negócios.
Além de promover os investimentos por meio de editais, o Poder Executivo estadual e as secretarias envolvidas têm mantido o apoio aos beneficiários após a execução dos editais, com foco na sustentabilidade das iniciativas solidárias em suas dimensões econômica e social.
INVESTIMENTO DE MAIS DE R$ 760 mil
O investimento global para esta ação, até o momento, foi de mais de R$ 760 mil, viabilizado pelo empréstimo estatal junto ao Banco Mundial, por meio do Projeto e das Secretarias de Estado da Agricultura (Sape RN) e do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas RN). Foram capacitados mil mulheres e homens do campo de 33 municípios de todo o RN. Até setembro serão finalizadas outras turmas desta ação, elevando a aplicação financeira.
“Essas qualificações vêm para dar sustentabilidade a esses negócios da agricultura familiar. Tão importante quanto ter uma minifábrica equipada e adequada, é ter capacidade para tocá-la. Essa sustentabilidade é imprescindível, por isso estamos priorizando capacitar os nossos beneficiários para que eles, efetivamente, façam girar a economia, provendo emprego e renda em suas regiões”, pontuou Mineiro, destacando que após a finalização das últimas turmas, em setembro próximo, será analisada a manutenção desse trabalho junto ao Senai.
A diretora Maria Luciene completou que “estão sendo estudadas outras necessidades desses beneficiários para que todas as lacunas, no que diz respeito a qualificação, sejam preenchidas”.
Maria de Fátima Barros, presidente da Associação das Mulheres Produtoras Rurais da Comunidade Quandú e Adjacências, situada em Currais Novos, lembrou que ela e outras 16 companheiras do grupo foram qualificadas para produzirem doces e bolos caseiros e regionais.
“A capacitação é importante porque além de se constituir num aprendizado para a vida toda, proporciona um aumento nas possibilidades produtivas, além de nos dar maior segurança na manipulação correta dos alimentos”, pontuou.