Projeto Governo Cidadão acompanha construção da sede da Coafs
Ascom Governo Cidadão22/07/2021
Obra da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Seridó integra ação do Governo do RN para fortalecimento da bacia leiteira
Como parte das ações do Edital de Leite e Derivados do Governo do RN, que visa mudar a realidade dos agricultores familiares do Seridó, fortalecendo a pecuária leiteira da região, está sendo construída a nova sede da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Seridó (Coafs), situada no município de São João do Sabugi. A iniciativa faz parte do escopo que também está construindo e equipando 39 queijeiras na região, beneficiando diretamente os produtores cooperados da Coafs, ou da Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa).
Para dar celeridade na reta final de execução da obra que já 84% concluída, o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, junto à equipe de engenharia do Projeto e a Assistência Técnica responsável pela obra, SETA Engenharia, inspecionou a construção nesta quarta-feira (21), apontando os ajustes necessários e as respectivas soluções. Somente nesta obra, o Executivo estadual está investindo R$ 879 mil em obra e equipamentos, com recursos garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, a partir do Projeto Governo Cidadão e Secretaria de Agricultura e Pesca (Sape).
“Assim como estamos acompanhando de perto a finalização das construções das queijeiras, viemos inspecionar a obra da sede da Coafs. Precisamos avançar pois seus 84 cooperados precisam dessa estrutura, de um espaço adequado para trabalharem com dignidade. Por isso, trouxemos todos os entes envolvidos, para que os ajustes sejam atendidos rapidamente”, disse Mineiro, durante a visita que seguiu inspecionando as obras das queijeiras naquele município.
Além da construção e aquisição de equipamentos da sede da Coafs e das 39 queijeiras no Seridó, o Edital do Leite, ainda está viabilizando a implementação de um usina fotovoltaica para fornecer parte da energia útil ao funcionamento das 15 unidades de beneficiamento ligadas à Capesa. A implementação já foi concluída, faltando apenas a ligação por parte da Cosern. Os recursos para essas e outras ações, ultrapassam os R$ 20 milhões, oriundos do empréstimo estatal junto ao Banco Mundial.
“Esse é mais um sonho que se torna real. Aqui será o nosso ambiente de trabalho, de onde poderemos ganhar o mundo, com os nossos produtos da agricultura familiar podendo ser comercializados, dentro dos padrões sanitários da legislação vigente”, disse o presidente da Coafs, Aldenir Araújo.
Corroborando o presidente Aldenir, acompanhando as visitas ao longo do dia, a vereadora de São João do Sabugi, Cida Julião, agradecendo à iniciativa do Executivo estadual, disse que “se trata de uma obra de extrema importância não apenas para os cooperados da Coafs, mas para os agricultores e para todo o município e região”.