Reabertura do local, após restauro, ocorreu nos 422 anos da edificação histórica
Fechado desde 2018 para obras de restauração, o Forte dos Reis Magos – que teve suas paredes, pisos, teto, instalações hidráulicas e elétricas renovadas, acessibilidade implementada e passarela de acesso readequada, além de ter recebido uma estação para tratamento de água e esgoto dos banheiros – foi finalmente devolvido à população norte-rio-grandense. A governadora Fátima Bezerra reabriu o equipamento cultural na tarde deste sábado (25), quando a edificação completa 422 anos de história.
A solenidade fez parte da agenda de inaugurações de equipamentos culturais que foram reformados, ampliados e/ou restaurados por meio do Projeto Governo Cidadão, da Secretaria de Estado do Turismo e da Fundação José Augusto (FJA). O evento, que teve o descerramento da placa de reabertura, contou ainda com o pocket show da Camerata de Vozes do RN, do Cantor Paulo Tito e o relançamento do livro ‘Pequena história da Fortaleza dos Reis Magos’ do pesquisador e jurista potiguar Hélio Galvão, obra que contou com a apresentação da Governadora Fátima e dos secretários Mineiro e Crispiniano Maia.
“Não estamos entregando aqui apenas uma grandiosa obra, estamos devolvendo a memória da nossa cidade do Natal ao RN, fomentando a cultura e fortalecendo o turismo”, comemorou a governadora.
A obra contou com investimento de R$ 4,7 milhões em recursos estaduais, viabilizados pelo empréstimo estatal junto ao Banco Mundial, e teve a fiscalização de toda a execução pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A atual gestão recebeu o serviço de restauração do Forte com apenas 3,9% de execução. Após ajustes e readequações no projeto do serviço, a obra foi retomada, a partir da assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão entre o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado, firmado em setembro de 2020.
“Quando recebemos a obra, que precisou ser paralisada devido a problemas e inconsistências, nos comprometemos a solucionar os problemas e entregar o equipamento aos potiguares. E aqui estamos, honrando nossa palavra e devolvendo esse prédio a quem lhe é de direito: ao povo natalense, ao povo potiguar, aos turistas que aqui encontrarão muitas histórias nesta edificação que é o grande marco de fundação da nossa cidade”, pontuou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, lembrando que desde o início da gestão Fátima Bezerra, já foram investidos cerca de meio bilhão de reais em obras e iniciativas para o desenvolvimento do RN.
Corroborando Mineiro, o diretor geral da FJA, Crispiniano Neto disse que “o dia de hoje fecha um ciclo de datas marcantes à cultura potiguar, quando entregamos, durante este ano de 2021, equipamentos como o Espaço Cultural João Paulo II, o TAM e a Escola de Dança do TAM, a Pinacoteca do Estado, a Biblioteca Câmara Cascudo e o Memorial Câmara Cascudo”.
“Um simbolismo muito grande, entregar esse equipamento tão especial e importante para o Turismo e Cultura potiguar neste dia de nossa cidade Natal. A governadora e toda sua equipe transformou esse ano de lutas no ano cultural”, finalizou Ana Maria da Costa, secretaria de Estado do Turismo.
O evento marcou a abertura de exposições de fotografias com o antes e depois da obra, dos fotógrafos João Vital, Giovanni Sergio e Sandro Menezes; a ‘Ser-tons’ das artistas plásticas Socorro Soares e Lenira Costa, retratando o Sertão Nordestino; a Mostra com fotografias históricas de Natal e a expografia da Arquiteta da FJA, Márcia Rossana.
Ainda hoje, à noite será a vez do grande público comemorar esta entrega, com o show da banda Perfume de Gardênia e outros artistas potiguares. Para desfrutar do show, é preciso estar de máscara e apresentar o a carteira com esquema vacinal em dia.
Estiveram presentes ao evento, o vice governador, Antenor Roberto; os secretários estaduais Fernando Mineiro (Projetos e Metas/Governo Cidadão),Ana Maria da Costa (Setur), Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Francisco Araújo (Sesed), Íris Oliveira (Sethas) além de Pedro Abech (diretor do Forte/FJA), Ronaldo Costa (TAM), Comandante Geral, Coronel Alarico e do controlador do RN, Pedro Lopes.
Ainda participaram, a Senadora Zenaide Maia; o senador Jean-Paul Prates; a deputada Federal, Natália Bonavides; secretário de Cultura do município/Funcarte, Dácio Galvão; os deputados estaduais, Hermano Morais, Ubaldo Fernandes; os vereadores de Natal, Pedro Gorki, Divaneide Basílio, Robério Paulino.
Também participaram Ilana Lima (IPHAN), Adriano Platiny (Patrimônio da União), Leide Câmara (Academia Norte-rio-grandense de Letras), Álcio Pereira (Diretor da PS Engenharia), João Hélio Cavalcanti (SEBRAE), representando o trade turístico, Deca Boloña.
BOAS VINDAS
Um quilômetro antes de chegar ao Forte, a obra do artista plástico Guaracy Gabriel, dá as boas vindas a quem chega para visitar essa importante edificação histórica e cultural.
“Trata-se de uma homenagem ao nascimento de um novo tempo, com um Jesus contemporâneo e uma homenagem também às vítimas da covid, representada pelos nossos artistas que se foram por esta doença, Abraham Palatnik, Geraldo Cavalcanti e Ivo Maia”, disse Guaracy.
SOBRE O FORTE DOS REIS MAGOS
A edificação militar histórica foi o marco inicial de Natal, fundada em 25 de dezembro de 1599, ao lado direito da barra do Rio Potengi – hoje próximo à Ponte Newton Navarro. Recebeu este nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico.
Tombado em 1949, o Forte esteve sob administração da FJA até 2013, quando passou para o IPHAN. A última obra de recuperação ocorreu há mais de 15 anos.
Em maio de 2017, o Forte retornou à gestão do Governo com uma cessão inicial de 20 anos, após quatro anos sob a administração do IPHAN. A condição em que o prédio foi entregue obrigou o início do processo de restauração.