Queijeira construída pelo Governo Cidadão faz primeira entrega de produtos
Assecom Governo Cidadão13/12/2021
Queijeiros da JC, de Caicó, vieram entregar produtos em mercado de Natal
Após serem beneficiados pelo Governo do Estado, o casal de agricultores familiares José Lopes e Cláudia Araújo, da Queijaria JC, atingiu a meta de produzir queijos certificados e de alta qualidade para comercializá-los no mercado formal. Na manhã desta segunda-feira (13), o casal saiu do Sítio Alegre, onde vivem, na zona rural de Caicó, para fazerem a primeira entrega formal de produtos no Mercado Monte Carlo, no bairro do Alecrim, em Natal. Foram 30 quilos de queijo manteiga produzidos em sua totalidade na nova indústria.
A queijeira foi construída e equipada pelo Governo do RN por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Agricultura (SAPE), e tornou-se a primeira das 39 queijeiras do Seridó a receber o certificado do Instituto de defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), liberando sua produção de queijos de manteiga e de coalho.
“Mais do que quilos e mais quilos de queijo, entregamos os nossos sonhos, a mudança que tanto esperávamos em nossas vidas. Um sentimento de gratidão, trazendo para o mercado um produto de qualidade. Uma felicidade que não dá para explicar”, disse o produtor José, ao fazer a primeira entrega.
“Compartilho dessa felicidade ao vê-los se desenvolvendo como empreendedores. Agora é focar no trabalho sério para crescer mais”, completou Luís Carlos da Silva, dono do Comércio Monte Carlo há 32 anos.
O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, também comemorou o progresso. “Mais um dia histórico na construção desse sonho de tantos agricultores familiares do Seridó. Hoje, é o José, é a Cláudia, mas num futuro breve serão todas as outras queijeiras que estão em fase de finalização”, comemorou, lembrando que o “repasse dos recursos às cooperativas Capesa e Coafs foi feito ainda no Governo passado e os contratos com as empresas executoras eram de responsabilidade das cooperativas, mas nada havia sido executado. Eram muitos problemas e fomos em busca das soluções, em nosso Governo”.
CAPACITAÇÃO
A entrega do registro do estabelecimento ocorreu durante reunião que envolveu todos os beneficiários ligados à Capesa e Coafs. O encontro também serviu para o secretário Fernando Mineiro anunciar que o Governo do Estado está discutindo a contratação do Sebrae e Senai para realização de cursos de capacitação para os beneficiários do Projeto. A previsão é que os cursos sejam administrados a partir de fevereiro do próximo ano.
FORTALECIMENTO DA PECUÁRIA LEITEIRA
O Edital de Leite e Derivados lançado pelo Governo do Estado através do Governo Cidadão, SAPE e recursos do Banco Mundial beneficiou centenas de queijeiros potiguares, com a construção e montagem de 39 queijeiras ligadas às cooperativas Agropecuária do Seridó (Capesa) e dos Agricultores Familiares do Seridó (Coafs). A primeira recebeu mais de R$ 6,6 milhões em recursos, enquanto a segunda se beneficiou com R$ 12,5 milhões. Todas as unidades estão sendo estruturadas de forma que atendam os padrões sanitários vigentes e alcem os produtos a novos e maiores mercados.