Governo do RN está construindo e equipando 39 queijeiras artesanais no Seridó
Assecom Governo Cidadão23/02/2021
Investimento é de mais de R$ 20 milhões e está beneficiando produtores rurais vinculados às cooperativas Capesa e Coafs
Falta pouco para os queijeiros do Seridó vinculados às cooperativas Agropecuária do Seridó (Capesa) e dos Agricultores Familiares do Seridó (Coafs) produzirem seus queijos de manteiga e coalho, manteiga da terra e os mais variados laticínios em uma estrutura completa e adequada, seguindo todos os padrões das autoridades sanitárias.
O grupo está sendo beneficiado pelo Edital de Leite e Derivados, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Governo Cidadão e da Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE) que, ao final de sua execução, vai estruturar, adequar e equipar 15 queijeiras da Capesa e outras 24 pertencentes à Coafs, a partir de investimento que ultrapassa os R$ 20 milhões, viabilizados pelo acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial.
Das 15 unidades da Capesa, dez já foram finalizadas e estão recebendo os equipamentos para sua pronta instalação. As outras cinco queijeiras estão em fase de conclusão de construção e ainda neste mês receberão a aparelhagem. Já as 24 obras da Coafs serão finalizadas até março de 2021, para posterior instalação de equipamentos que estarão chegando nos próximos dias.
“Essa é a maior alegria da minha vida, ver o nosso sonho sendo – literalmente – construído, tijolo por tijolo. Acompanhando com os nossos olhos, a chegada de todos esses. Agora sim, teremos nosso negócio estruturado, nossas fábricas completas e organizadas, sem perder para nenhuma indústria”, disse Venâncio de Souza Lima Filho, presidente da Capesa, falando ainda da expectativa que é de produzir de início, cinco toneladas de laticínios e escoar para o grande mercado no RN e em outros estados.
LICITAÇÕES
Os processos licitatórios para todas as aquisições das queijeiras foram feitos a partir do Aplicativo Solução Online de Licitação (Sol do RN), na modalidade Shopping, na qual a proposta vencedora é a de menor preço. Foram adquiridos desde utilitários a veículos de passeio – para melhorar a logística dos empreendimentos; de aparelhos para o funcionamento da indústria - como prateleiras e cubas em aço inox, coifas, fogão industrial, iogurteira, tanques de recepção e refrigeração de leite -; e de insumos e instrumentos para seus laboratórios.
SOL DO RN
O Aplicativo foi concebido pelo Governo do RN em parceria com o Governo da Bahia para permitir que as associações e cooperativas beneficiárias de investimentos realizem todo o processo de compras de forma online e modo eficiente e competitivo, garantindo mais transparência, agilidade e segurança. A ferramenta utiliza a tecnologia blockchain, que protege todos os dados e transações contra adulteração, conferindo segurança a todos os processos.